quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Após pouso turbulento, cientistas confirmam estabilidade de sonda em cometa

Dados iniciais mostraram que Philae não pousou como planejado e flutuou duas vezes antes de se prender a cometa.


(BBC/G1) Momentos turbulentos durante o pouso do módulo Philae em um cometa deixaram apreensivos os cientistas envolvidos na missão.

Dados apontaram que o veículo - do tamanho de uma máquina de lavar roupa - teve de efetuar três tentativas de pouso até conseguir utilizar seus arpões para se ancorar com estabilidade. Houve falhas também no sistema de propulsão em direção à superfície do cometa.

A telemetria indicou que o Philae se desprendeu, flutuou e retornou à superfície do cometa, a 500 milhões de quilômetros da Terra. Informações posteriores indicaram que o robô repetiu esse movimento, levando duas horas para se estabilizar.

O intervalo entre o primeiro e o segundo pouso teria sido de cerca de duas horas; e o espaço entre o segundo e o terceiro, de menos de 10 minutos.
Segundo leituras iniciais, o módulo afundou cerca de 4cm na superfície do cometa, sugerindo uma camada exterior relativamente macia.

Apesar do sucesso, os cientistas estavam temerosos em relação à estabilidade do módulo - que foi confirmada por novos dados recebidos nesta quinta-feira.

'Grande passo'
O robô Philae conseguiu aterrissar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko às 14h05 (horário de Brasília) de quarta-feira após se desprender da sonda Rosetta.

"Pousamos o cometa naquele momento em que todos vocês nos viram celebrando", disse o coordenador do projeto, Stephan Ulamec, fazendo referência às imagens da comemoração da equipe científica divulgadas após o feito.

"Tivemos um sinal bem claro ali: recebemos dados do pouso. Esta é a boa notícia."

Mas em seguida veio a "má notícia" sobre o desprendimento do módulo e o que a Agência Espacial Alemã chamou de "segundo pouso" do Philae.

Um dos temores iniciais dos cientistas era de que a parte externa do cometa fosse revestida por gelo, o que poderia fazer o robô quicar na superfície e se afastar da rocha em vez de aterrissar - já que há pouca gravidade no local. O temor não se concretizou.

O diretor-geral da Agência Espacial Europeia, Jean Jacques Dordain, disse que "este é um grande passo para a civilização".

"Sabíamos que este tipo de feito não iria cair do céu, só com trabalho duro e muito conhecimento."

Agora, o módulo fará análises da composição da superfície do corpo celeste, o que pode oferecer novas pistas sobre a formação do Sistema Solar e da vida na Terra.

Os dados poderão ajudar a elucidar mistérios sobre cometas como esse - relíquias geladas dos tempos da formação do Sistema Solar.

US$ 1 bilhão
Uma das teorias sobre o início da vida na Terra postula que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa, considerados alguns dos corpos celestes mais antigos do Sistema Solar.

A missão Rosetta, batizada em homenagem à pedra que possibilitou a tradução dos hieróglifos egípcios, foi planejada na década de 80 e custou ao menos US$ 1 bilhão.

A sonda foi lançada em março de 2004 e, desde então, já orbitou o sol cinco vezes, ganhando velocidade "surfando" a gravidade da Terra e de Marte.

Para atravessar a parte mais gelada de sua rota, a sonda foi desligada em 2012 e somente reativada em 1º de janeiro deste ano.

Por enquanto, ainda não há informações sobre a natureza dos materiais encontrados na superfície do cometa.

Se tudo correr conforme o planejado, novas fotos devem ser enviadas em breve. O robô também começará sua análise da composição química do corpo celeste.
----
Matérias similares no R7Yahoo e Estadão
----
E mais:
Robô Philae envia boas notícias, mas estaria pousado em um declive (G1), com matéria similar no Yahoo

.
'Orgulho', diz brasileiro que participou de missão que pousou em cometa (G1), com matéria similar no Terra
.
O brasileiro do Philae (Mensageiro Sideral - Folha)
.
Agência espacial capta 'canto' de cometa (G1), com matérias similares no TerraiGFolha, DN - PortugalApolo11UOL e AstroPT
.
Cientistas comemoram momento em que robô pousa em cometa (Trrea - vídeo)
.
Robô que pousou em cometa envia primeiras fotos (Terra), com matérias similares na Apolo11R7 e iG
.
Google Doodle comemora pouso de sonda em cometa (O Globo)
.
O primeiro dia do Philae no cometa (Mensageiro Sideral - Folha)
.
Sonda File: "Está viva e funciona!" (Público - Portugal)
.
Nas pegadas da Giotto e Huygens (Público - Portugal)
.
Primeira aterragem num cometa ensombrada por falhas (Público - Portugal)
.
Depois da festa inicial, chegou a apreensão com a sonda File (Público - Portugal)
.
Veja fotos do momento da aterrissagem do módulo Philae (R7)
.
Sistema falha e robô Philae pode estar solto em cometa (Veja - com imagens)
.
Rosetta: entenda a missão que fez o primeiro pouso em um cometa (Veja)
.
Missão Rosetta: por que o pouso em um cometa é tão importante para a ciência (Veja)
.
Frutos científicos de sonda que pousou em cometa devem demorar (Folha)
.
Robô da sonda Rosetta é 'como Colombo chegando na América' (Yahoo)
.
Professor de astronomia fala sobre pouso inédito do Robô Philae em um cometa (Jornal da Record)
.
Tocamos um cometa (Carlos Orsi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário