quarta-feira, 16 de julho de 2014

Telescópio captura passagem de cometa pelo céu da Terra


(Info) A missão Neowise, da Nasa (agência espacial americana), capturou uma série de imagens do cometa Pan-STARRS enquanto ele passava pelo nosso céu.

O cometa batizado de Pan-STARRS também é conhecido C/2012 K1. Ele foi descoberto no Havaí, em maior de 2012, enquanto os astrônomos analisavam dados do Telescópio Panoramic Survey.

O cometa está relativamente perto de nós, mas veio de uma região chamada nuvem de Oort. Este local abriga cometas e asteroides nos limites do sistema solar.

O cometa estava a 230 milhões de quilômetros da Terra quando a foto foi tirada. Mas na imagem também é possível ver uma galáxia espiral ainda mais distante, a NGC 3726, que está a cerca de 55 milhões de anos-luz da Terra, ou 2 trilhões de vezes mais longe do que o cometa.

Pan-STARRS caminha em direção ao Sol e a aproximação maior deve acontecer em agosto. O cometa ficou visível para os espectadores no hemisfério norte durante a maior parte do mês de junho. Na queda, após o cometa dar uma volta ao redor do Sol, ele pode ser visível para os espectadores do hemisfério sul, com ajuda de pequenos telescópios.

Vale lembrar que C/2012 K1 é diferente de C/2011 L4, que também ficou conhecido como cometa Pan-STARRS e que se tornou brilhante em março de 2013, ao também passar próximo do planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário