quinta-feira, 17 de julho de 2014

Cometa 'Siding Spring' começa a ativar-se


(DN - Portugal) A NASA já observou alterações no cometa 'Siding Spring', que deverá aproximar-se de Marte em outubro.

Segundo algumas observações óticas e ultravioletas do satélite Swift da NASA, realizadas no final de maio, o cometa produz 49 litros de água por segundo, o equivalente a encher uma piscina olímpica em 14 horas, revelou ao ABC Tony Farnham, investigador da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Com estas medições prevê-se que o cometa, formalmente conhecido como C/2013 A1 e descoberto a 3 de janeiro de 2013, mede cerca de 700 metros de comprimento e realizará a sua aproximação ao planeta a 19 de outubro, com uma distância de 138 mil quilómetros. Tão perto que os materiais que liberta poderão interferir com o ambiente de Marte e as sondas lá presentes, apesar de não existir risco para nenhuma das naves espaciais que se encontram em órbita perto do Planeta Vermelho.

A parte sólida de cometa, o núcleo, é composta por vários gases congelados, poeira, gelo e fragmentos de rochas. À medida que um cometa se aproxima do Sol, a radiação solar faz com que esses materiais vaporizem e sejam expulsos do núcleo, carregando também poeira. Os fluxos de poeira e gás libertados formam uma enorme ténue atmosfera em torno do cometa, denominada coma.

Este fenómeno sucedeu agora com Siding Spring que, a uma distância ao sol duas vezes e meia superior à que separa a Terra do mesmo, começa a agora a expulsar todos esses compostos.

O Siding Spring está a realizar a sua primeira viagem pelo interior do sistema solar a partir da nuvem de Oort, um repositório gelado de cometas nos confins exteriores do sistema solar. O cometa não deverá fazer outra "visita" no próximo milhão de anos. Ou até mais...
----
E mais:
Cometa bate em Marte e tem consequências desastrosas para a Terra? (AstroPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário