segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Cometa ISON é um perigo para a Terra?

(NEOA-JBS) De acordo com Karl Battams, do CIOC, teremos que esperar até meados de dezembro para que o telescópio Hubble traga imagens do que sobrou do Cometa C/2012 S1 Ison. Com certeza, se sobrou alguma coisa do núcleo é muito menor agora.

Será que o cometa mudou de rumo e agora é um perigo para a Terra? A resposta é não. O que foi deixado pelo Ison continuará a seguir a mesma orbita sem causar danos ao espaço, para nunca mais ser visto novamente.

A Terra provavelmente vai passar no resto da trilha da cauda do Cometa Ison no inicio do proximo ano, mas os resultados são apenas algumas estrelas cadentes, como é comum ver todas as noites. Qualquer poeira que a Terra encontrar vai ser minúscula e sem chances alguma de chegar á superficie.

Foi um privilégio ter desempenhado um papel neste evento sem precedentes e extraordinario. Acumulamos o que acreditamos ser um dos maiores, senão o maior conjunto de dados sobre um cometa em toda a história. Esses dados vão nos dizer muito mais, apenas aguardamos o tempo para classificá-los.
----
E mais:
Cientistas confirmam que cometa Ison está morto (Exame)
.
Cometa ISON enfraquece após "ressurreição" (Astronomia On Line - Portugal)
.
NASA chama Hubble para desvendar destino do cometa ISON (Inovação Tecnológica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário