quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Análise do Cometa C/2012 S1 Ison está agitando a comunidade cometófila internacional



(NEOA-JBS) A análise do Dr. Ignácio Ferrin sobre o Cometa C/2012 S1 Ison (considerado o cometa do século) está agitando a comunidade cometófila internacional. Gary kronk reforça o estudo de Ferrin. Veja o site: www.cometography.com

Mas o caso ainda não está encerrado. Trata-se de uma análise das observações feitas até a última semana de setembro.

Michael Matiazzo (Austrália) acredita que o cometa ainda pode ter um “reservatório de água” que não foi liberado (algo como água estocada por baixo de uma crosta ainda não sublimada) e ainda sobreviver. O cometa pode passar por um salto de brilho.

Segue comentários de Gary Kronk sobre as previsões de Ignácio Ferrin sobre o Cometa C/2012 S1 Ison - Tradução livre: Alexandre Amorim:

O astrônomo Ignacio Ferrín [Universidade de Antioquia, Colômbia] publicou uma previsão de que cometa ISON pode estar prestes a desintegrar-se.

A previsão não foi feita usando uma bola de cristal, mas utilizando investigações cometárias ao longo dos anos.

Mais de uma década atrás, Ferrin introduziu uma nova maneira de estudar o comportamento de brilho dos cometas. Recentemente, ele aplicou este método ao cometa ISON e encontrou uma incomum "descontinuidade" no brilho quando o cometa estava perto de Júpiter no início de 2013.

Comparando com suas análises de outros 87 cometas, Ferrin encontrou apenas dois cometas que demonstraram o mesmo comportamento: o cometa C/1996 Q1 Tabur e o cometa C/2002 O4 Hönig. Ambos os cometas se desintegraram, daí a sua previsão recente [envolvendo o cometa ISON].

O fato de que muitos observadores já estão seguindo este cometa oferece uma excelente oportunidade para testar a previsão de Ferrín.

Se o cometa,de fato, se desintegrar, será o evento cometário mais estudado até então, talvez permitindo que os astrônomos entendam melhor esses eventos e os cometas em geral.

Se ele não se desintegrar, então Ferrín terá que ajustar sua teoria.

Fonte original: http://www.cometography.com/lcomets/2012s1.html

----
E mais:
Cometa ISON visto pela sonda MRO
.
Comet C/2012 S1 (ISON) - Update (Remanzacco Observatory - em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário