quarta-feira, 6 de março de 2013

Candidato a cometa do século 21, Panstarrs cruza o céu da Terra neste mês



(UOL) Um candidato ao posto de "cometa do século 21" voltará a cruzar o céu noturno da Terra nos primeiros dias de março deste ano – e seu brilho poderá se manter forte até abril. Desde 1997, durante a passagem do Hale-Bopp, não era possível ver um astro bastante intenso perto de nós.

O cometa Panstarrs poderá ser visto a olho nu nos países do hemisfério Norte, pois vai voar próximo do nosso planeta e arremessar bastante material do seu núcleo, condição essencial para formar uma longa cauda. O astro já viajou pelo Sul da Terra em fevereiro passado, mas foi observado apenas em alguns lugares, como a Austrália e a Argentina, segundo a publicação especializada Astronomy Magazine.

O cometa poderá ser observado já a partir de 6 de março, mas será mais fácil encontra-lo após o por do Sol de 9 de março, quando ele ficará mais próximo da nossa estrela quente, a apenas 45 milhões de quilômetros.

O título de cometa do século, no entanto, só poderá ser confirmado no final de 2013, depois da visita de Ison (C/2012 S1). Se as previsões estiverem certas, ele será cem vezes mais brilhante que o Panstarrs e poderá ser observado inclusive de dia.

Só que alguns astrônomos apontam que o Panstarrs tem chances reais de ganhar a disputa. Pois, com a proximidade do Sol, o cometa Ison corre grandes riscos de se desintegrar no espaço antes de passar por aqui.

Primeira viagem
Catalogado como C/2011 L4, o cometa foi observado pela primeira vez em junho de 2011 a partir do Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System, equipamento localizado no Havaí que garantiu seu apelido – o rearranjo das primeiras letras do telescópio forma Panstarrs.

Esta é a primeira visita do Panstarrs pelo interior do Sistema Solar. Segundo astrônomos, ele se formou há milhares de anos, quando, possivelmente, uma nuvem estelar foi arremessada para a região da Nuvem de Oort, grande reservatório de objetos gelados no extremo do Sistema Solar, depois de tentar se aproximar da nossa estrela.

Cometas são bolas de gelo sujas envolvidas por vapor d"água, amônia e dióxido de carbono. Com a ação do calor, dos ventos e da radiação do Sol, o núcleo se expande e começa a arremessar para longe o material que estava no gelo, basicamente poeira e gases, formando a cauda.
----
Matérias similares no Terra e Veja (com infográfico)
----
E mais:
Um cometa misterioso cruza os céus do país (JC)
.
Cometa Pan-STARRS poderá ser observado sem telescópio em março (Correio Braziliense), com matérias similares no UOL e Yahoo
.
Um cometa misterioso cruza os céus do país (O Globo)

2 comentários:

  1. Essa noticia do UEL contém diversos erros.
    Desde 1997 (Hale-Bopp) já tivemos varios cometas muito brilhantes. O C/2011 L4 PanSTARRS nao concorrerá nem de perto com o C/2012 S1 ISON. Este ultimo está entre o Ikeya-Seki e o C/2006 P1. Até o C/2000WM1 e 17PHolmes foram mais brilhantes que ele neste século (isso sem falar de pelo menos meia duzia de outros cometas). A proximidade do C/2011 L4 tbem nao é das maiores... Ele esteve a pouco mais de 1UA e agora só irá se afastar.

    ResponderExcluir
  2. Outro erro cometido é falar que foi avistado apenas na Argentina e Austrália. Já temos fotos de pelo menos dois locais diferentes: São José/SC e Itajubá/MG.

    ResponderExcluir