quarta-feira, 6 de março de 2013

Empresa alemã vende passagem em voo fretado para ver cometa



(Reuters/Folha) Uma agência de viagens alemã está vendendo tíquetes para um voo especial que dará a 88 aficionados por astronomia a chance de ver de mais perto um dos cometas esperados para passar pela Terra neste ano.

A Eclipse Travel, que fica em Bonn, juntou-se à agência Air Partner e à companhia aérea Air Berlin para organizar o voo AB1000 , previsto para o dia 16 de março. O objetivo é observar o cometa Pan-STARRS, que passará a 166 milhões de quilômetros da Terra.

O Boeing 737-700 irá voar em zigue-zague a 11 mil metros de altitude.

De acordo com um porta-voz da Air Berlin, para garantir que todos os passageiros tenham um lugar próximo a uma janela, apenas 88 dos 144 lugares estarão disponíveis para a venda.

"Se o tempo estiver bom e o ar estiver limpo, você vai certamente poder ver o cometa da Terra. Mas, a uma altitude de 11 mil metros, você estará muito provavelmente acima das nuvens. O ar lá é mais fino, claro e limpo, o que permite uma melhor observações do cometa", diz Karsten von dem Hagen, chefe de vendas do projeto.

Um especialista em astronomia estará a bordo para explicar detalhes sobre o cometa, que deve estar bem visível no céu a olho nu neste mês.

Cientistas da Nasa disseram que o cometa deve formar uma impressionante causa de gás e poeira no céu noturno. O show cósmico, porém, pode acabar não acontecendo. Tudo vai depender da aproximação do cometa com o Sol, que atinge seu ponto máximo em breve. É possível que o calor e a ação gravitacional interfiram no brilho ou mesmo destruam o cometa.

Os bilhetes para o voo de duas horas estão sendo vendidos entre US$470 e US$ 663.

Nenhum comentário:

Postar um comentário