terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Cometa Lemmon se aproxima da Terra nesta terça-feira



(O Diario.com) O Cometa Lemmon (C/2012 F6), que está cruzando os céu do Hemisfério Sul em direção ao Sol, atinge nesta terça-feira (5) a menor distância da Terra. Na noite de hoje ele passará a 146 milhões de quilômetros do planeta e poderá ser visto com a ajuda de um pequeno binóculo.

Também é possível registrar a passagem do cometa de tonalidade esverdeada com uma máquina fotográfica com bastante zoom, ISO elevado e que permita exposições entre 10 e 15 segundos.

Atualmente, Lemmon se encontra no vértice da estrela delta da constelação do Oitante, que brilha na magnitude 3.7 e deve ser usada como referência para localizar o cometa.

No Brasil, a constelação nasce antes do anoitecer e pode ser facilmente localizada quando o céu estiver bem escuro. Por volta das 21h0, Lemmon e a constelação estarão a 25 graus de elevação no quadrante sul.

Para localizar o quadrante basta abrir os dois braços em forma de cruz e aponte o braço esquerdo para a direção onde o Sol se põe. O quadrante Sul estará atrás de você. Quem tiver dificuldades com a localização pode entrar em contato com integrantes do Clube de Astronomia Edmond Halley (CAEH) pelo telefone (44) 9945-2048.

Em direção ao Sol
O brilho do Lemmon aumenta proporcionalmente a proximidade com o Sol. Observadores experientes acreditam que a magnitude do cometa já atinge seis pontos, o que o coloca no limiar de percepção da visão humana e forte o suficiente para ser visto através de binóculos ou registrado em fotografias. Até o próximo dia 24, a expectativa é que ele atinja magnitude três. Há possibilidade também dele atingir magnitudes negativas.
----
E mais:
Observação do cometa c/2012 f6 (Lemmon) em 4/2/2013 (Astronomia Prática)

Nenhum comentário:

Postar um comentário