segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O Espetacular Cometa McNaught



(Wired / Cienctec) A foto acima foi feita no Monte Paranal do ESO, no ano de 2007 e mostra de forma espetacular com uma bela e longa cauda, o cometa McNaught.

O Cometa McNaught (C/2006 P1), também chamado de o Grande Cometa de 2007, é um cometa não-periódico descoberto em 7 de agosto de 2006 pelo astrônomo anglo-australiano Robert H. McNaught. Foi o mais brilhante cometa dos últimos 40 anos, e pôde ser observado a olho nu em ambos os hemisférios da Terra entre janeiro e fevereiro de 2007. Com uma magnitude aparente estimada em -6.0, foi o segundo cometa mais brilhante desde 1935. Atingiu o seu periélio em 12 de janeiro e sua cauda alcançou uma extensão de 35º em seu máximo.

McNaught descobriu o cometa em uma imagem CCD em 7 de agosto de 2006, durante uma observação de rotina para a Siding Spring Survey, que busca objetos próximos da Terra que podem representar perigo por uma colisão eventual. O cometa foi descoberto em sua passagem pela constelação do Ofiúco, brilhando fracamente com uma magnitude de cerca de +17. Entre agosto e novembro de 2007 o cometa foi fotografado e rastreado enquanto se movia do Ofiúco para o Escorpião, aumentando seu brilho para +9, mas ainda fraco demais para ser visto a olho nu.

Então o cometa foi perdido por causa do ofuscamento solar. Ao reaparecer, se tornou evidente que seu brilho aumentava rápido, alcançando a visibilidade a olho nu em janeiro de 2007 para observadores do hemisfério norte, então passando pela constelação de Sagitário, ali permanecendo até 13 de janeiro. O periélio foi atingido em 12 de janeiro a uma distância de 0,17 unidades astronômicas (UA).Era perto o bastante do sol para ele ser observado pelo observatório orbital SOHO, o que aconteceu entre 12 e 16 de janeiro. Devido a esta proximidade com o sol, no hemisfério norte os observadores tinham pouco tempo de observação, somente durante o crepúsculo. Quando atingiu seu periélio já era o mais brilhante cometa desde o Ikeya-Seki, de 1965, e então foi apelidado de o Grande Cometa de 2007. Entre 12 e 14 de janeiro o Cometa McNaught atingiu sua magnitude aparente máxima, de -6.0, com um pico de -5.5 no dia 14, e podia ser visto durante o dia. Seu perigeu foi alcançado em 15 de janeiro, a uma distância de 0,82 UA. No dia 15, conforme observação do Observatório de Perth, seu brilho caíra para -4.0. Depois de ultrapassar o sol o cometa começou a ser visto do hemisfério sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário