quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Novidade brilhante

Astrônomos descobrem cometa que poderá dar um show no céu em 2013



(Ciência Hoje das Crianças) Vamos torcer para o céu ficar sem nuvens na última semana de novembro do ano que vem. Se isso acontecer, poderemos ver um grande espetáculo espacial: a passagem de um cometa. O astro, batizado de C/2012 S1, tem tudo para ser muito brilhante.

Em setembro, os astrônomos Vitali Nevski e Artyom Novichonok, da Rede Internacional de Ótica Científica, observavam o cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter, quando viram um objeto brilhante, que chamou a atenção. “Ele parecia se mover mais lentamente que os outros asteroides”, conta Vitali. “Nesse momento, percebi que ele estava mais distante, além da órbita de Júpiter”.

Segundo o pesquisador, esse objeto brilhante não estava nos arquivos de corpos celestes conhecidos. Ele e o colega, então, começaram a medir a trajetória do objeto para verificar do que se tratava. Depois de algumas horas, não havia mais dúvida: era um novo cometa!

Os cometas são grandes bolas de gás carbônico congelado, poeira e rochas que têm uma órbita mais alongada, bem diferente da órbita dos planetas. Quando os cometas cruzam a órbita de Marte e se aproximam do Sol, começam a sofrer o efeito do calor e do vento solar.

O gás carbônico congelado, então, começa a derreter e forma uma pequena atmosfera em torno do astro – é a “bola” que vemos na imagem, chamada pelos cientistas de coma. Enquanto segue seu caminho, o cometa deixa um rastro brilhante, chamado de cauda, que é a parte mais fácil de visualizar aqui da Terra.

Perto do dia 27 de novembro de 2013, o cometa estará mais próximo do Sol e mais brilhante no céu. Pode anotar na agenda para não perder! Depois dessa, outra chance de observar o astro não virá tão cedo: o C/2012 S1 só vai voltar a passar pela Terra daqui a dois milhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário