sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Broca da sonda File não chegou a perfurar o solo do cometa

Afinal, a broca da File furou no vazio, o que impediu a recolha de amostras do núcleo do cometa 67P/Churiumov-Gerasimenko para análise da sua composição.


(AFP/Público - Portugal) A pequena sonda File, da Agência Espacial Europeia, que pousou em Novembro no cometa 67P/Churiumov-Gerasimenko, não conseguiu perfurar o solo do cometa, disse nesta quarta-feira um cientista do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES, sigla em francês).

“Infelizmente, a sonda File perfurou no vazio e será preciso esperar até à Primavera para que possa recarregar as baterias e completar assim a missão que parou a 15 de Novembro”, ou seja, recolher amostras do solo do núcleo do cometa para analisar a sua composição, explicou Francis Rocard, responsável do programa Roseta no CNES, à agência noticiosa AFP.

“O responsável pela experiência Cosac [o instrumento na File que analisa as amostras do cometa] disse-nos que por duas vezes não houve nenhum sinal de uma análise feita pelo instrumento e numa terceira vez houve um único sinal que deu indicações de que o processo estava em andamento…”, acrescentou Francis Rocard, explicando que é quase certo que nenhum material foi recolhido.

“Uma outra possibilidade [para explicar o terceiro sinal] é que um único grão do solo conseguiu chegar ao forno de pirólise [onde o material é incinerado, é libertado gás que depois é analisado pelo instrumento] e que poderá ter sido analisado pelo Cosac. Mas um grão é muito pouco material”, disse ainda Francis Rocard.

Para tudo funcionar bem, a broca SD2 teria de se mover 56 centímetros, furar o chão, recolher uma amostra e voltar à sua posição inicial para colocar o pedaço de solo no forno em forma de copo, onde o Cosac analisaria depois o material. O SD2 consegue furar o solo até 23 centímetros de profundidade.

O Cosac está equipado com um espectrómetro de massa destinado a identificar e a quantificar os compostos voláteis do cometa. Para isso, as moléculas orgânicas complexas presentes nas amostras são aquecidas até aos 600 graus Celsius.

No primeiro contacto da File com a superfície, o Cosac já tinha “cheirado” moléculas orgânicas complexas, da fina atmosfera do cometa. Estas moléculas tinham pelo menos três átomos de carbono.

“Actualmente, ainda não conhecemos a composição do cometa. Acredita-se que contenha material orgânico”, disse Francis Rocard.

Os cometas são objectos muito primitivos do sistema solar e são ricos em carbono. O carbono compõe o esqueleto das moléculas orgânicas e é por isso a base da vida tal como a conhecemos. A matéria orgânica inicial da Terra, que permitiu o aparecimento da vida, poderá ter vindo destes objectos que colidiram com o nosso planeta, dizem os cientistas.

A sonda File aterrou no cometa 67P/Churiumov-Gerasimenko a 12 de Novembro. Como não conseguiu lançar os arpões para se agarrar ao solo do núcleo do cometa, deu dois saltos inesperados antes de finalmente estabilizar perto de uma falésia. Uma das suas patas não estava a tocar no chão, o que faz com a sonda não estivesse numa posição direita, o que terá dificultado as suas actividades científicas. Três dias depois de aterrar, a sua energia de reserva esgotou-se e a sonda adormeceu.

À medida que 67P/Churiumov-Gerasimenko se aproxima do Sol (atingirá o ponto mais próximo a 13 de Agosto de 2015, algures entre Marte e a Terra), espera-se que a energia que irá chegar aos painéis solares da sonda seja suficiente para ela poder voltar à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário