segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Sonda europeia tenta pouso inédito e histórico em cometa na quarta-feira



(Folha) A próxima quarta-feira promete ser histórica. Pela primeira vez, uma espaçonave tentará realizar um pouso suave num cometa.

Mas não se anime demais. As chances de sucesso equivalem a jogar uma moeda para cima e observar como ela cai. Se der cara, o módulo de pouso Philae se desprenderá da sonda Rosetta e produzirá imagens estonteantes da superfície do objeto conhecido como 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Em compensação, se der coroa, teremos de nos contentar com meras observações orbitais feitas pela própria Rosetta. "Está muito silencioso por aqui esses dias, você sente que o evento está chegando", conta à Folha Holger Sierks, cientista responsável pela câmera Osiris, da sonda orbitadora.

Ela estará de olho no Philae durante a descida e tentará fotografá-lo na superfície, caso ele chegue lá e fique.

"Vamos obter um conjunto de imagens do módulo de pouso logo após a separação, e um conjunto de imagens logo após o pouso", diz o cientista. "Esperamos encontrá-lo na superfície em boa configuração."

Não há nada a fazer para garantir o sucesso ou mesmo interferir o que vai acontecer. Os comandos que levam ao pouso são pré-programados, e a distância entre a Terra e o cometa impedem qualquer intervenção manual de última hora –leva 28 minutos para um sinal de rádio partir daqui e chegar lá.

Um detalhe aumenta o drama: o módulo Philae não tem propulsor. Ou seja, ao se desprender da Rosetta, ele simplesmente "cai" suavemente na direção do cometa.

Como a gravidade do cometa é suave –trata-se de um objeto composto por gelo e rocha com modestos quatro quilômetros de diâmetro, numa forma bem irregular–, um erro de cálculo pode ser fatal. O Philae pode errar a mira e se perder no espaço.

O módulo leva cerca de 7 horas para atravessar os 22,5 km que o separam do chão. Ao chegar, dois arpões precisam ancorá-lo ao cometa, e três garras de atracação devem firmá-lo no chão. Com a gravidade fraca, ele poderia quicar e voltar para o espaço.

Como se vê, muito pode dar errado. Daí a chance de 50%. Mas a recompensa científica pode ser grandiosa.


A ORIGEM
Os cometas representam objetos remanescentes da formação do próprio Sistema Solar. Por isso, os cientistas acreditam que estudá-los pode nos ajudar a compreender a origem da Terra e sua natureza benigna para a vida.

Aliás, a própria origem da vida pode ter uma conexão com os cometas. Os cientistas sabem que eles são ricos em compostos orgânicos.

É bem possível que os cometas tenham trazido essas moléculas para cá, ao colidir com a Terra infante, e com isso tenham viabilizado o surgimento das primeiras formas de vida.

Tudo isso poderá ser posto à prova com o pouso do Philae. Ele tem instrumentos para analisar o solo, além de estudar o aumento de atividade do cometa conforme ele se aproxima do Sol.

"O local de pouso não parece ativo nas imagens", diz Sierks. "Mas há indicação de liberação de água naquela área, que não é muita, mas é boa para a ciência dos instrumentos do módulo de pouso. E há regiões ativas próximas, que veremos de lado a distâncias pequenas, como mil metros. Será bem empolgante."

O local de pouso foi batizado de Agilkia, em mais uma referência ao Egito Antigo. A pedra de Roseta, que dá nome à missão, foi o que permitiu a decifração dos hieróglifos. Espera-se que a Rosetta espacial faça serviço similar pelo entendimento da formação do Sistema Solar.

A quarta-feira, portanto, promete emoções fortes. "Dedos cruzados", pede Sierks.
----
Matéria com infográfico aqui
----
Matérias similares na Apolo11 e R7
----
E mais:
Missão espacial prepara aterrissagem de sonda em cometa (Exame)
.
Robô espacial pousará em um cometa pela 1ª vez na história (Exame)
.
Exploradora de cometas (Ciência Hoje)
.
Mineração no cometa (Ciência Hoje das Crianças)
.
Sonda pousará na superfície de cometa com precisão de 55 mil km/h (Correio Braziliense - com infográfico)
.
Missão Rosetta: primeira tentativa de pouso em um cometa (O Guardador de Estrelas)
.
Como aterrar num cometa (Astronomia On Line - Portugal)
.
Diretor da ESA diz que precisará de sorte para aterrissar sonda em cometa (UOL)
.
Espaçonave vai tentar pousar em cometa na busca de respostas sobre sistema solar (Matéria Globo News)
.
Infográficos Washington Post (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário