sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Philae registrou som do momento em que tocou o cometa

(AFP/UOL) Dispositivos de captação de som fixados nas extremidades do robô Philae detectaram a vibração causada por seu primeiro contato com o cometa em que pousou - um ruído surdo que durou dois segundos -, de acordo com as agências espaciais alemã (DLR) e francesa (CNES).

"Como é o ruído quando se toca em um cometa? O Philae gravou seu primeiro contato", anunciou nesta quinta-feira a CNES em seu Twitter, que divulgou a gravação no endereço (https://soundcloud.com/cnes/son-premier-atterrissage-philae).

O primeiro contato de um objeto de fabricação humana com um cometa foi registrado pelo CASSE, concebido para medir a propagação do som na superfície do cometa. O CASSE é um dos três artefatos do SESAME, um dos dez instrumentos científicos utilizados pelo robozinho.

"O contato com a superfície foi breve, mas podemos avaliar os dados científicos", declarou Martin Knapmeyer, responsável pela monitoração do CASSE, citado em um comunicado da DLR.

"O aparelho entrou em contato com uma massa mole com a espessura de vários centímetros. Depois, alguns milissegundos depois, os pés tocaram uma camada dura, talvez gelada", explicou Klaus Seidensticker, encarregado do SESAME.
----
Matéria similar na Veja
----
E mais:
Primeiros resultados científicos do Philae (Astronomia On Line - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário