quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Implacável, cometa C/2013 A1 Siding Spring ruma contra Marte

(Apolo11) Embora o risco de colisão esteja descartado, a aproximação máxima do cometa será extremamente pequena. Para exemplificar melhor esse evento, o Apolo11 preparou uma simulação que mostra como será a passagem do cometa, mas vista da superfície de Marte!



Atualmente, C/2013 A1 Siding Spring está a cerca de 300 milhões de quilômetros do Planeta Vermelho, mas está se aproximando rapidamente.

Em 19 de outubro de 2014 a rocha deverá fazer um verdadeiro rasante na superfície marciana, possivelmente injetando toneladas de material orgânico na alta atmosfera do planeta.

De acordo com os últimos dados computados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, Siding Spring deverá chegar a apenas 130 mil quilômetros da superfície e as consequências de uma aproximação tão estreita ainda são desconhecidas.

O vídeo acima mostra, de forma simulada, como será a passagem do cometa no dia da aproximação máxima, vista por um hipotético observador que contempla o nascer do Sol no horizonte marciano. O pequeno objeto que cruza o horizonte durante o surgimento do cometa é a Lua Phobos, que cruza a constelação de Aquário.
----
E mais:
Dados do cometa C/2013 A1 Siding Spring (REA Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário