segunda-feira, 17 de março de 2014

Três meses após primeiro, mineiros descobrem segundo cometa brasileiro

Batizado de C/2014 E2 (Jacques), cometa foi avistado na última quinta (13); objeto poderá ser avistado em julho por binóculos e pequenos telescópios


(O Tempo) O observatório particular SONEAR, localizado em Oliveira, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, anunciou a descoberta do segundo cometa genuinamente “brasileiro”, avistado na última quinta (13). O achado entra para o rol de conquistas dos observadores mineiros Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro, responsáveis pelo SONEAR. Em menos de quatro meses de funcionamento, o telescópio utilizado no observatório já avistou dois cometas (entre eles, o primeiro descoberto por observadores brasileiros) e um asteroide.

Batizado de C/2014 E2 (Jacques) em homenagem a Cristóvão, o novo cometa é mais brilhante e está mais próximo da Terra em comparação com o C/2014 A4 SONEAR, primeiro achado do grupo. Segundo João Ribeiro de Barros, o cometa Jacques está a 174 milhões de km do planeta e movimenta-se em direção à constelação de Centauro. Apesar de não haver confirmações de que seja maior que o antecessor, espera-se que Jacques poderá ser avistado, já em julho, por binóculos maiores e pequenos telescópios.

O SONEAR, primeiro cometa avistado pelo trio mineiro, foi descoberto no dia 12 de janeiro de 2014. O observatório, cujo nome é uma sigla em inglês para Observatório Austral para Pesquisa de Asteroides Rasantes à Terra, se dedica ao rastreamento de objetos celestes com trajetória próxima da Terra (NEOs). O local iniciou oficialmente as buscas por NEOs em 18 de dezembro de 2013.
----
E mais:
Descubren nuevo cometa que podrá ser visto en los próximos días (@q4 Horas.cl - em espanhol)
.
New Comet Jacques May Pass 8.4 million miles from Venus this July (Universe Today - em inglês)
.
Cometa Jacques é do Brasil-sil-sil (Mensageiro Sideral - Folha)
.
New Comet: C/2014 E2 (JACQUES) (Remanzacco Observatory - em inglês)
.
Astrônomos descobrem segundo cometa 'brasileiro' (Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário