terça-feira, 25 de março de 2014

Sonda europeia Rosetta começa a reativar seus instrumentos

Veículo espacial deve chegar em agosto a cometa e vai acompanhá-lo em uma viagem ao redor do Sol


(O Globo) A sonda Rosetta começou a ligar os seus instrumentos. Depois de sair, em janeiro, de um período de três anos em hibernação no espaço profundo, o satélite agora tem capacidade suficiente para verificar sua carga útil.

O veículo especial está a 675 milhões de quilômetros da Terra, e continua se aproximando do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que deve acompanhar em sua viagem em torno do Sol.

A Rosetta deve chegar ao corpo gelado no início de agosto, quando iniciará um mapeamento para encontrar um local seguro para aterrissagem de uma segunda sonda, batizada de Philae.

- O despertar da sonda foi um momento muito emocionante - lembrou Matt Taylor, um dos integrantes do grupo da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) que trabalha com o veículo. - Agora, devemos experimentar novamente esta sensação durante a reativação de cada um dos 11 instrumentos da Rosetta.

O primeiro a voltar à atividade foi o sistema de câmeras Osíris. Este é o equipamento que deve capturar imagens do satélite.

O segundo, de acordo com o cronograma da ESA, será Alice, um espectrômetro que será usado para o estudo dos gases que permeam, por até quatro quilômetros, o corpo celeste redondo de gelo e poeira.

O centro de operações da sonda vai levar até o fim de abril para analisar todos os intrumentos.

O longo sono da Rosetta foi necessário devido às peculiaridades da missão. Diferentemente de outras sondas do tipo, geralmente alimentadas por baterias nucleares, ela obtém sua energia de dois enormes painéis solares. O problema é que, a tamanha distância do Sol, eles recebem apenas 4% da radiação que chega à Terra. Assim, para economizar energia e combustível e preservar seus equipamentos, em junho de 2011 a sonda foi quase toda desligada, com exceção do próprio sistema de geração de energia, seu rádio e o relógio de seu computador principal.
----
E mais:
Philae, passageiro de Rosetta, prestes a "despertar" (DN - Portugal), com matéria similar no Astronomia On Line - Portugal
.
Caça ao Cometa: “Olá Rosetta, acabou-se o sono!” (Euronews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário