quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Possível desintegração do Cometa C/2012 S1 ISON vira debate na comunidade científica



(NEOA/JBS) A tabela acima foi elaborada por Ignácio Ferrin. Fonte: Fonte: http://astronomia.udea.edu.co/cometspage/REDLINES.html

Hoje o Cometa C/2012 S1 Ison ultrapassou a linha onde o Cometa C/2002 O4 Hönig se desintegrou, mas o Ison ainda não se partiu.

O Cometa chegará a 0,1 ua (1,1 milhões de quilômetros) da superfície do Sol por ocasião do periélio em 28 de novembro.

Há muita discussão na comunidade cientifica por causa das previsões de possível desintegração do Cometa C/2012 S1 Ison. Abaixo encaminhamos um email de Alexandre Amorim, sobre a interpretação que Zdenek Sekanina faz a respeito da do comportamento fotométrico de outros cometas em relação ao Ison:

Zdenek Sekanina atualizou seu artigo em que compara o comportamento fotométrico do Cometa ISON com outros dois anteriores: C/1962 C1 Seki-Lines e C/2002 O4 Hönig. O artigo está disponível no website:

http://arxiv.org/pdf/1310.1980v4.pdf

E selecionamos alguns trechos interessantes:

"Recentemente o Cometa C/2012 S1 está cerca de 3 magnitudes mais fraco intrinsicamente do que o C/1962 C1 para a mesma distância heliocêntrica. Da semana passada em diante [i.e. final de outubro] a curva de luz do C/2012 S1 tem coincidido com aquela do C/2002 O4... Esta coincidência não deve ser interpretada como indicativo de que o C/2012 S1 esteja próximo de seu colapso"

[meu comentário: curiosamente neste dia 6 de novembro o Cometa ISON cruza uma mesma distância heliocêntrica em que o Cometa C/2002 O4 Hönig se desintegrou anteriormente. Diferente de Ferrín, Sekanina não defende uma possível desintegração do Cometa ISON *antes* da passagem periélica, embora não se descarte esta hipótese.]

Continuando:

"Parece que o brilho intrinseco do cometa tem se estagnado desde o dia 13 de outubro, aproximadamente...

Esta conclusão é fundamentalmente consistente com os resultados das medições da produção de água feitas em sete ocasiões entre 14 de setembro e 28 de outubro... e os resultados das medições de AfRho [um parâmetro relacionado com a produção de poeira] feitas em cinco ocasiões entre 5 e 27 de outubro.

"a taxa de produção de água estacionou em 10^28 moleculas por segundo [10 elevado na 28ª potência] por um período de mais de seis semanas.

"Resumindo, ainda que a performance do C/2012 S1 é um tanto "anêmica", ainda não existe forte evidência de que o núcleo venha se partir. No entanto, as expectativas de um espetáculo próximo ao periélio parecem menos prováveis do que antes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário