sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Asteroide com seis caudas assombra cientistas


(AFP/Terra) Um estranho asteroide que parece ter múltiplas caudas giratórias foi detectado pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa, entre Marte e Júpiter, anunciaram astrônomos nesta quinta-feira.

Ao invés de se parecer com um pequeno ponto de luz, como a maioria dos asteroides, este tem meia dúzia caudas de poeira parecidas com as dos cometas, similares aos raios de uma roda, reportaram os cientistas no periódico Astrophysical Journal Letters.

"É difícil de acreditar que estamos olhando para um asteroide", disse o principal pesquisador, David Jewitt, professor do Departamento de Ciências da Terra e do Espaço na Universidade da Califórnia em Los Angeles.

"Ficamos assombrados quando o vimos. Surpreendentemente, as estruturas de sua cauda mudam dramaticamente em apenas 13 dias à medida que libera poeira", acrescentou.

O objeto foi denominado P/2013 P5, e os astrônomos acreditam que ele esteja cuspindo poeira por pelo menos cinco meses. O asteroide pode ter girado tão rápido que começou a se desintegrar, explicaram os cientistas.

Eles não acreditam que as caudas tenham resultado de um impacto porque um evento assim faria a poeira se espalhar de uma vez. Suas múltiplas caudas foram descobertas em imagens captadas pelo telescópio Hubble em 10 de setembro passado, depois de ter sido detectado pela primeira vez por um telescópio no Havaí.

Jewitt explicou que o objeto pode ter se originado da colisão de um asteroide 200 milhões de anos atrás. Seu padrão de poeira dispersa em espasmos e explosões pode significar que está morrendo lentamente.

"Na astronomia, onde você encontra um, acaba encontrando mais um montão", afirmou. "É um objeto surpreendente e quase com certeza será o primeiro de muitos outros", prosseguiu.
----
Matérias similares no Público - PortugalUOLAstroPT, Voz da RússiaGalileuExameYahooCeará CientíficoO GloboDN - Portugal e Fundação Planetário
----
E mais:
Um asteroide com 6 caudas pode ser chamado de cometa? (Inovação Tecnológica)
.
Asteroide com jeito de cometa bêbado (Mensageiro Sideral - Folha)
.
Análise no blog Remanzacco Observatory (em inglês)
.
E o cometa que não é cometa? (Cássio Leandro Dal Ri Barbosa - G1)
.
Quando um Cometa não é um Cometa... (Ciência 2.0)
----
Comentários de Alexandre Amorim (REA)

Este cometa situado no cinturão principal de asteroides e, provavelmente associado à família de asteroides "Flora", foi acompanhado por uma equipe de astrônomos usando o Telescópio Espacial Hubble. Segue um resumo do trabalho:

"As observações [feitas com o HST] do cometa do cinturão principal P/2013 P5 revelam um extraordinário sistema de seis caudas de poeira distinguindo este objeto dos demais. Observações feitas entre duas semanas de intervalo mostram uma mudança morfológica dramática nas caudas enquanto não evidenciam uma diminuição [no brilho] do objeto como um todo."

O diâmetro do objeto foi avaliado em 480 metros.

Artigo: The Extraordinary Multi-Tailed Main-Belt Comet P/2013 P5
Autores: David Jewitt, Jessica Agarwal, Harold Weaver, Max Mutchler, Stephen Larson

O artigo pode ser lido no link:
http://arxiv.org/pdf/1311.1483v1.pdf

Um comentário:

  1. Acorda minha gente! Estes cientistas que usam o Hubble só liberam algumas poucas fotos; esta atividade anormal no asteróide tem grande chance de ser atividade mineradora de alguma civilização superavançada, e os ciêntistas sabem disso...

    ResponderExcluir