terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ainda não confirmada a ruptura do núcleo do Cometa C/2012 S1 ISON



(NEOA-JBS) De acordo com Karl Battams, do CIOC, há uma discussão sobre o relato publicado na CBET 3715 onde descreve-se "asas na coma do Cometa Ison sugerindo a presença de dois ou mais sub-núcleos ", com imagens feitas em filtros especiais.

De fato , o recente aumento dramático na atividade do cometa ISON *pode* ser o resultado da fragmentação do seu núcleo. Mas pode ser simplesmente o resultado do aumento típico da atividade uma vez que o astro continua a aproximar-se do Sol.

Existem outras possibilidades, [na imagem do dia 15] a aparência é bem simétrica , o que nos leva a ser um pouco mais céticos, já que normalmente a fragmentação de núcleos de cometas é tipicamente um evento assimétrico , muitas vezes com fragmentos de arrasto na cauda do cometa , como foi o caso com 73P/Schwassmann-Wachmann e C/1996 B2 (Hyakutake) , por exemplo.

Antes desta atividade em 14 de novembro , vários "jatos" tinham sido relatados numa região que parecia ser a fonte desses "asas" de modo que é possível que sejam resultados da emissão de poeira no núcleo do ISON .


Outra hipótese é que poderíamos simplesmente estar vendo estruturas na cauda de íons pela interação com o vento solar. De fato, as observações feitas pelas sondas espaciais certamente indicam a ocorrência de tais interações, mas se elas causaram isto ou não, a causa ainda é desconhecida.

Continuaremos a acompanhar a situação, para ver qual destes cenários está ocorrendo. Se o cometa se fragmentou , devemos ver algumas mudanças dramáticas nos próximos dias. Normalmente espera-se um grande aumento na luminosidade, seguido depois por uma diminuição dramática no brilho do cometa nestas situações.

[Observações feitas no Brasil sugerem uma nova estabilização no brilho da coma, permanecendo na 5a magnitude]

Se os jatos foram a causa, esperamos que estas "asas" persistam e cresçam. Se o comportamento é impulsionado pelo vento solar, então devemos ver mudanças contínuas conforme se altera o ambiente varrido pelo vento solar.

Tradução livre: A. Amorim (NEOA-JBS)

Fonte: http://isoncampaign.org/karl/did-ison-fragment

----
E mais:

Alexandre Amorim -REA/NEOA-JBS

Para auxiliar no entendimento sobre os processos e fenômenos envolvendo a ruptura de núcleos cometários - incluindo as tais formações em arco - sugiro ler o artigo de H. Boehnhardt ("Split Comets"), parte da obra "Comets II"

http://www.lpi.usra.edu/books/CometsII/7011.pdf

----
Fotometria do cometa Ison (Novembro de 2013) (Astronomia Prática)
.
Curva de luz recente "made in brazil" (REA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário