terça-feira, 29 de outubro de 2013

Desenvolvimento da forma do Cometa C/2012 S1 ISON


(NEOA-JBS) Cometa C/2012 S1 ( ISON ) . Imagem tomada por Scott em 27 de outubro de 2013, do Observatório da Flórida E.U.A.

Apesar de estar correndo um sério risco de fragmentação, porque se aproxima cada vez mais do Sol, o Cometa Ison continua se desenvolvendo e ficando bonito.

Daqui a duas semanas ele se tornará uma alvo bastante difícil porque sua órbita o levará para mais próximo ao Sol, sendo quase impossível localizá-lo até mesmo com telescópios potentes.

A partir de então só nos resta confiar em que o astro sobreviva ao periélio e surja novamente nos céus noturnos a partir de dezembro como um belo cometa a olho nu.

Fonte: http://isoncampaign.org/potw-oct28
----
E mais:
Outra análise das observações:

Alexandre Amorim (REA/NEOA-JBS):

Outro cenário desinteressante para o C/2012 S1 ISON. Conforme fotometria em filtro R obtida pelo observador belga Alfons Diepvens uma nova curva de luz foi estimada com base nos parametros Ho = 10,2 e n = 1,4

Com isso, o brilho máximo do cometa não deve passar da 4a magnitude, a não ser que algum outburst aconteça.

A curva com fotometria do box 10x10" (método FoCas II) mostra de forma evidente o ponto de descontinuidade ocorrido no início de 2013 bem como a curva em forma de U ao longo de fevereiro e março - que, segundo a teoria de Ferrín, seria a assinatura de um cometa destinado a de fragmentar antes mesmo de passar pelo periélio.

http://www.astronomie.be/alfons.diepvens/cometimages/comet/Lightcurve/C2012_S1_ISON.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário