quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Telescópio Hubble continua espionando o ISON


(Física na Veia) Outra linda imagem do cometa ISON feita pelo telescópio Hubble! Clique nela para abrir versão em resolução maior.

Em abril publiquei post com imagem do ISON feita pelo mesmo telescópio. Na época o cometa estava próximo da órbita de Júpiter. Neste momento o ISON está mais perto do Sol, entre as órbitas de Marte e Júpiter, a cerca de 650 milhões de quilômetros da Terra, aproximadamente 4,3 vezes a distância média entre o Sol e o nosso planeta.

Descoberto em 21 de setembro de 2012 pelos astrônomos Vitali Nevski e Artyom Novichonok, o cometa C/2012 S1 ISON tem tudo para nos brindar com um espetáculo incrível no final de 2013. Tudo vai depender de como ele vai evoluir ao longo do ano e, principalmente, se sobreviverá à sua passagem periélica, ou seja, à máxima aproximação com o Sol, o que deve acontecer em novembro deste ano.

Até agora o ISON tem confirmado as expectativas! Continuo aguardando. E fazendo figuinha! Se tudo der certo, será um espetáculo histórico, certamente o cometa mais incrível já observado/registrado pela humanidade! (...)
----
Matéria similar no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário