segunda-feira, 29 de julho de 2013

Novo cometa Borisov se aproximará do Sol em agosto

Até o momento ele foi observado por telescópio na constelação de Auriga antes do amanhecer



(Epoch Times) O astrônomo ucraniano Gennady Norisov descobriu, em 8 de julho, um novo cometa quando observava a estrela Capella na Constelação de Auriga. Esse novo cometa foi batizado oficialmente em 13 de julho como o cometa C/2013 N4 (Borisov). Sua órbita final ainda é desconhecida.

Ele pode ser visto nas primeiras horas antes do amanhecer, através de telescópios, quando a constelação ainda não desapareceu no horizonte. Embora ainda não se tenha definido sua órbita, acredita-se que estará em sua posição mais próxima em agosto.

“Gennady é astrônomo amador e profissional de óptica. O cometa foi descoberto com o uso do telescópio “, disse o astrônomo russo Leonid Elenin, conhecido graças ao Cometa Elenin, o qual levou seu nome.

Leonid Elenin reiterou que ainda se desconhece a órbita de Borisov e que ainda são necessários mais dados astronômicos.

“Nós não a conhecemos ainda. Há muitas órbitas possíveis, incluindo uma semelhante à parabólica “, afirmou em 13 de julho.

Um astrônomo da Universidade de Bergen comentou nas redes sociais que, após 35 observações realizadas entre 8 e 13 de julho, acredita-se que seu periélio, ou seja, o ponto em que estará mais próximo do Sol, será em 31 de agosto.

No entanto, o astrônomo Dan Fischer forneceu dados sobre o brilho do cometa Borisov, o qual atinge uma magnitude 13, o que o faz invisível a olho nu no momento do periélio.

“É ótimo ver outra bem sucedida descoberta de um cometa realizada por um amador. O objeto parecia calmo e fraco no céu durante a manhã da descoberta. Seria interessante saber onde o cometa havia estado antes, por que não foi detectado pelos observatórios automáticos e quais suas perspectivas futuras”, declarou Richard Miles, da Associação Britânica de Astronomia, no Facebook.

A projeção da trajetória do cometa Borisov no céu noturno pode ser visto aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário