segunda-feira, 13 de maio de 2013

Passagem de cometa no Sistema Solar formará nuvens azuis na Terra



(NE10 - editado) Em sua jornada em direção ao Sol, o cometa Ison deixará de lembrança para a Terra uma nuvem de poeira, o que deve provocar a formação de nuvens azuis e brilhantes nos pólos do planeta. Apesar dos números - seu tamanho é maior que o da Autrália, despejando mais de 50 toneladas de poeira no espaço por minuto - o material que se desprender do meteoro não formará estrelas cadentes.

Segundo Paul Wiegert, pesquisador da Universidade de Western Ontario, a expectativa é que a poeira comece a cair sobre a Terra em janeiro de 2014, mas não será percebida. Segundo o pesquisador, o diferencial da "chuva de meteoros" será as propriedades de atração do Sol e da Terra sobre as partículas.

Como as partes que se desprendem do cometa são pequenas, menores até que uma célula de sangue humano, sofrerão a pressão dos raios solares ao mesmo tempo que serão puxadas pela gravidade da Terra.

Mas justamente por serem tão pequenas, essas partículas não formarão estrelas-cadentes e nem chegarão a ultrapassar a atmosfera do planeta, depositando-se nas camadas superiores da atmosfera da Terra.

A única forma de perceber o rastro deixado pelo Ison será a formação de nuvens azuis brilhantes nos dois pólos da Terra.
----
Matéria similar no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário