quarta-feira, 29 de maio de 2013

A esplêndida anticauda do cometa PanSTARRS



(NASA/DeTudoUmPouco/Hypescience) Conforme o planeta Terra se aproximou do plano da órbita do cometa PanSTARRS em 23 de maio, observadores se depararam com esta visão de sua magnífica anticauda.

Em junho de 2011, o telescópio Pan-STARRS, no Havaí, descobriu este cometa, que recebeu o nome de C/2011 L4. Nós sabíamos que ele passaria pela Terra nesta época, e que deveria ficar tão brilhante quanto Vênus e tornar-se visível no céu do hemisfério norte.

De fato, isso ocorreu. Se tornando maior a cada noite, o cometa desenvolveu uma longa anticauda, que consiste em poeira traçando uma trilha ao longo da sua órbita, estendendo-se, nesta imagem, por quase 4 graus ou cerca de 8 vezes o tamanho angular da lua cheia.

A poeira forma a trilha uma vez que o cometa deixa o sistema solar interior para trás. Uma perspectiva quase lateral do objeto aumenta a visão de sua anticauda e faz parecer que ela aponta na direção do sol, apenas aparentemente contrária ao comportamento da cauda do cometa, empurrada para fora pela pressão da luz solar.

Varrendo o extremo norte nos céus do planeta Terra, PanSTARRS é visível a noite toda para a maior parte do hemisfério norte, mas agora o luar brilhante pode interferir na sua visibilidade.

A anticauda de PanSTARRS é uma das mais longas desde o aparecimento do cometa Arend-Roland, em 1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário