sexta-feira, 1 de março de 2013

Leitor de Poços de Caldas (MG) flagra cometa Lemmon passando pelo céu



(Folha) Um astrônomo amador de Poços de Caldas (a 466 km de Belo Horizonte), em Minas Gerais, fotografou no final da tarde de quarta-feira (27) o momento em que o cometa Lemmon (C/2012 F6) cruzava o céu.

Por volta das 19h20, o leitor David Coutinho, 31, fez o registro com sua câmera Nikon DSLR utilizando lentes de 50mm com tempo de exposição de 30s e ISO 2400.

Em destaque no quadro, o cometa Lemmon é representado por uma pequena mancha verde quase no centro da imagem. O comenta encontra-se a 172 milhões de quilômetros da Terra e possui um brilho esverdeado de nona magnitude (invisível a olho nu).

A coloração esverdeada é resultado de sua composição química. Os cometas são corpos celestes compostos por gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos cercado por um envoltório gasoso que se move em torno do Sol em trajetória mais excêntrica que a dos planetas e com maior grau de inclinação em relação à eclíptica --plano da órbita da Terra.

Segundo Coutinho, o interesse se "deve ao fato da raridade e beleza de fenômenos como estes, especialmente, a aparição de dois cometas no mesmo período de tempo".

O cometa Lemmon (C/2012 F6), juntamente com o cometa PanSTARRS (C/2011 L4), encontram-se visíveis no Hemisfério Sul desde meados de janeiro, período em que se aproximam do Sol.

Um comentário:

  1. "o momento em que o cometa Lemmon (C/2012 F6) cruzava o céu."? O nobre jornalista usou o termo "cruzava" porque o objeto, realmente, cruza o céu como uma consequencia de seu movimento orbital (mas imperceptível durante o tempo de exposição da imagem) ou porque ele acha que cometa e meteoro são a mesma coisa? Depois da confunsão com os termos "meteoro", "meteorito" e "asteróide" feitos pela impressa brasileira na ocasião do super-bólido da Rússia, não duvido mais nada.

    ResponderExcluir