sexta-feira, 15 de março de 2013

Cometa Panstarrs continua dando show. Na Terra e no espaço!


Cometa C/2011 L4 Panstarrs e a Terra vistas pela sonda STEREO-B (Solar TErrestrial RElations Observatory).


(Apolo11) Após atingir o periélio no dia 10 de março e ser observado no hemisfério sul com muita facilidade, o cometa C/2011 L4 Panstarrs continua dando show. Agora, além dos observadores do hemisfério norte, o cometa também surgiu esplendoroso para as lentes dos telescópios espaciais.
Nesta extraordinária foto feita pela sonda solar STEREO-B no dia 13 de março, o cometa C/2011 L4 Panstarrs parece ainda mais exuberante ao exibir sua longa cauda soprada por dezenas de milhares de quilômetros pela ação do vento solar. Além do cometa, a cena também mostra à direita o planeta Terra e à esquerda uma gigantesca ejeção de massa coronal ejetada da estrela.

Naturalmente, o cometa e o planeta Terra estão em distâncias bem diferentes da sonda STEREO-B, com a Terra muito mais afastada.


Diagrama mostra a localização da Terra e a posição aproximada do cometa no dia da foto.


A imagem mostrada é o produto de dois frames consecutivos tomados pelo telescópio a bordo da sonda, causando uma espécie de sombra provocada pela passagem do cometa entre os dois frames. As linhas verticais vistas na imagem são geradas pelo espalhamento da luz no CCD do telescópio, geralmente produzidfas por objetos muito brilhantes na frente do instrumento.

Acima, localização do cometa Panstarrs após o pôr-do-Sol, como informado pelo aplicativo Planeta Fácil. Créditos: NASA/STEREO, Apolo11.com.


Vendo o cometa
O cometa Panstarrs ainda pode ser visto aqui no hemisfério sul após o pôr-do-Sol. Para localiza-lo, encontre antes a posição onde o Sol se põe no quadrante oeste e olhe ligeiramente à direita, acima do horizonte.

Se você tiver um céu limpo, é possível que encontre o cometa com sem auxílio de instrumentos, mas um binóculo ajudará bastante.

Bons céus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário