segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Notícias sobre o Cometa C/2012 F6 Lemmon




(NEOA-JBS / Estação Costeira1) O cometa C/2012 F6 Lemmon, conforme observações atuais, apresenta uma coma (cabeleira) de magnitude 6,7. A expectativa é que aumente seu brilho ainda no presente mês, quando será visível durante toda a noite.

Contudo, o cometa é apenas discernível através de binóculos com abertura superior a 60 milímetros.

Diversos observadores estimaram a cabeleira (coma) com dimensão superior a 5 minutos de arco. Detectou-se uma tênue cauda com extensão de meio grau orientada no ângulo de posição de 300 graus. Fotografias obtidas através de instrumentos com abertura superior a 200 milímetros, conforme foto ao lado de Roland Ligustri, evidenciam uma cauda retilínea, possivelmente se tratando da cauda de íons.


Na manhã do dia 5 de fevereiro o cometa atingirá sua máxima aproximação com a Terra (0,98 ua ou 147 milhões de km).

Na última semana de fevereiro a Lua Cheia interfere na observação do cometa que se encontrará na 4ª magnitude, situado na constelação de Fênix.
----
UPDATE:
O Cometa C/2012 F6 Lemmon continua sua escalada pelo céu do hemisfério sul, brilhando na magnitude 6,5 e visível por meio de binóculos 7x50 ou 10x50. A partir desta segunda-feira (28/jan) o cometa é melhor visível ao anoitecer, aproveitando a ausência do luar.

Segundo informação do portal SpaceWeather.com, "a coloração esverdeada do Cometa Lemmon origina-se dos gases que compõem a sua coma. Os jatos que saem do núcleo do cometa contem o cianogênio (CN: um gas venenoso encontrado em muitos cometas) e o carbono diatômico (C2). Ambas as substâncias refletem uma coloração esverdeada quando iluminadas pela luz solar em condições de quase-vácuo do espaço sideral".

Cometa C/2012 F6 Lemmon em 7 de janeiro de 2013, obtida por Cristóvão Jacques usando remotamente (do Brasil) o telescópio pertencente ao serviço itelescope.net (Siding Springs, Austrália) Somatória de 5 imagens de 600 segundos cada.

Equipamento do itelescope.net: Takahashi SKY90 + CCD SBIIG ST2000XMC

----
UPDATE:
Visível, cometa Lemmon se aproxima da Terra pelo quadrante sul (Apolo11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário