segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cometas do momento



(Alexandre Amorim - REA/Costeira1) C/2012 F6: é o mais brilhante do momento, segue aumentando de brilho, estando na casa da 7a magnitude e facilmente discernível por binóculos de 50mm. Visão telescópica soberba.

C/2011 L4: deve atingir a "zerésima" magnitude dentro de dois meses (máximo previsto para o periélio na primeira semana de março de 2012). É estimado na 8a magnitude e a dificuldade é sua baixa altura antes do Sol nascer. Observadores devem se preparar antecipadamente para acostumar os olhos para o aspecto do objeto sempre mergulhado nas luzes do crepúsculo, minimizando os erros de estimativa de brilho.

C/2012 K5: somente nesta primeira quinzena de janeiro que o cometa dirigiu-se para nosso hemisfério, caindo seu brilho rapidamente da 8a para a 10a magnitude. Mas é ainda um bom alvo para o começo da noite. Visão telescópica.

C/2012 T5: deve atingir a 8a magnitude em fevereiro e já foi detectado pelo observador Marco Goiato, estimando seu brilho na 12a magnitude em 11-12 de janeiro.

A relação de observações recentes estão neste link:
http://www.rea-brasil.org/cometas/observacoes.htm

Mais informações sobre os cometas mencionados estão aqui:
http://www.rea-brasil.org/cometas/prog2013.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário