terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cometas cruzam-se no céu

Acontecimento é transmitido na Internet

(DN - Portugal) Viajam em sentido contrário e esta noite vão cruzar-se no céu. São dois cometas, o 168P/Hergenrother e o C/2012 J1 Catalina, e embora o espetáculo não possa ser visto a olho nu, ele vai ser transmitido, a partir das 22.00 (hora de Lisboa), em directo na Internet, na página da Slooh Space Camera em http://events.slooh.com/, segundo noticia o diário espanhol ABC.

A Slooh Space Camera é uma associação internacional que partilha on line imagens de diferentes observatórios do mundo, incluindo um nas Canárias e outro no Chile.

Descoberto em Novembro de 1998 pelo astrónomo Carl W.Hergenrother, o cometa 168P/Hergenrother atravessa periodicamente o sistema solar. Esteve por cá em 2005 e no dia 1 de Outubro fez a sua maior aproximação ao sol, um ponto que é designado periélio, estando agora a deslocar-se em sentido contrário na sua viagem à volta do Sol.

Já o C/2012 J1 foi apenas descoberto este ano, a 13 de maio, pelo Catalina Sky Survey, e só a 7 de dezembro atinge o periélio. Nos caminhos desencontrados, os dois cometas vão cruzar-se, com os seus núcleos brilhantes e respetivas caudas de poeiras. Para ver logo à noite, na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário