segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Desprendimento (desconexão) da cauda de gás do cometa 45P/Honda Mrkos Pajdusakova



(LIADA) A cauda de gás de um cometa, também denominada cauda de íons ou cola de tipo I, está formada por moléculas de gás ejetadas do núcleo que tem sido ionizada pela luz ultravioleta e pelo vento solar, e geralmente mais complexa que a cauda de poeira.

O vento solar, composto por partículas carregadas eletricamente que são emitidas pelo Sol a velocidades de centenas de quil}ometros por segundo, faz com que a cauda de íons dos cometas aponte sempre para a direção contrária ao Sol no espaço.

A excitação que sofrem os íons da cauda cometária faz com que estes emitam luz azul, motivo pelo qual as caudas iônicas geralmente possui uma cor azulada bem notável nas fotografias. Ocasionalmente as caudas iônicas sofrem fenômenos de desprendimento (ou desconexão) devido à mudanças de polaridade no campo magnético solar.

Sobre o desprendimento (desconexão) da cola de plasma pode ver um importante documento de Pedro Deaza Rincón em: http://www.udistrital.edu.co/comunidad/profesores/pdeaza/html/colas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário