terça-feira, 7 de junho de 2011

Sonda Rosetta, a caçadora de cometas, vai entrar em modo de hibernação


(ESA / Recursos Educativos) No próximo dia 8 de Junho, a sonda Rosetta, caçadora de cometas da Agência Espacial Europeia, será posta em modo de hibernação no espaço profundo, durante 31 meses.

Neste período solitário da sua missão de mais de 10 anos, a sonda irá rodopiar lentamente aproximando-se cada vez mais do cometa 67-P/Churyumov-Gerasimenko, e afastando-se quase 1000 milhões de km da Terra e 800 milhões de Km do Sol. Será a nave mais distante a funcionar só com energia solar.

No interior da nave ficam activos, apenas, o computador de bordo e aquecedores diversos. Estes vão receber energia dos painés solares e serão ligados periodicamente para assegurar que a sonda não congela até Janeiro 2014, altura em que se prevê ser reactivada.

Antes de entrar em hibernação, a Rosetta vai ser orientada para que os seus painéis solares fiquem voltados para o Sol e será colocada em rotação lenta, o que irá estabilizar a sonda.

A missão de 11 anos da sonda Rosetta começou em 2 de Março de 2004, com o objectivo de atingir e estudar o cometa 67-P/Churyumov-Gerasimenko, previsto para 2014. Depois de chegar, vai entrar em órbita em torno do cometa e ficar com ele durante muitos meses, caminhando para o Sol.

Na sua viagem até ao cometa 67-P, a sonda Rosetta sobrevoou e observou outros dois asteróides: (2867) Steins em 2008 e (21) Lutetia em 2010, ambos localizados no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter.

A Rosetta será a primeira missão de sempre a pousar num cometa. Enquanto Rosetta estuda o cometa em órbita próxima, o módulo Philae, depois de aterrar no cometa em Novembro de 2014, irá obter as medições da superfície. A missão irá fornecer pistas sobre o início do Sistema Solar há 4,6 biliões de anos, pois os cometas são constituídos por alguns dos materiais mais primitivos, não transformados no Sistema Solar.

Espera-se que a sonda Rosetta consiga decifrar os enigmas da formação do Sistema Solar, assim como a Pedra de Rosetta ajudou a decifrar os hieróglifos egípcios antigos.
----
Matérias similares na Folha, G1, Terra, Estadão, iG e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário