quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sonda se prepara para aproximação do cometa do Valentine's Day


(Folha) Na data de 14 de fevereiro, que também marca o Valentine's Day (dia dos namorados nos EUA), a sonda Stardust-NExT tem uma missão agendada. Ela vai coletar imagens do cometa Tempel 1 à procura de mudanças em sua superfície, após orbitar o Sol. Essa é a primeira tarefa do gênero.

As imagens de alta resolução devem fornecer dados sobre a composição, distribuição e fluxo de poeira emitido pelo cometa, além de material estelar que está próximo ao núcleo.

A missão é uma extensão do impacto espacial planejado pela Nasa, a agência espacial americana, em 2005, quando uma outra nave colidiu com a superfície do Tempel 1 para estudar a sua composição.

"A cada dia, ficamos mais perto e mais excitados sobre poder responder os questionamentos fundamentais a respeito dos cometas", comenta Joe Veverka, um dos principais cientistas envolvidos no Stardust-NExt e que pertence à Universidade de Cornell (EUA). "Uma outra olhada no Tempel 1 vai fornecer novos dados sobre como os cometas trabalham."

Aproximadamente a 336 milhões de quilômetros da Terra, o Stardust-NExt estará exatamente na posição oposta ao Sistema Solar no momento do encontro com o cometa. Estão previstas 72 fotos, que serão armazenadas em computadores da Nasa para análise futura.
----

Nenhum comentário:

Postar um comentário