sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sonda Stardust-NExT encontrará cometa Tempel 1 em 14 de fevereiro

Missão será tirar fotos e medir a composição, a distribuição e o fluxo de poeira do astro

(Efe / Estadão) A sonda Stardust-NExT da Nasa vai se encontrar com o cometa Tempel 1 no dia 14 de fevereiro para estudar pela primeira vez as mudanças na superfície do corpo celeste que circula entre as órbitas de Marte e Júpiter.

O evento está previsto para as 6h37 (horário de Brasília) do dia 14, quando milhares de casais ao redor do mundo estarão comemorando o Dia dos Namorados.

A missão da Stardust-NExT, chamada de Nova Exploração do Tempel, incluirá tirar fotos em alta resolução durante esse encontro e medir a composição, a distribuição e o fluxo de poeira do material que envolve o núcleo do cometa.

Os dados desse novo empreendimento vão fornecer informações importantes sobre como se formam e evoluem a família de cometas de Júpiter, disse a Nasa em comunicado.

A sonda continuará o trabalho de pesquisa sobre o cometa que começou em julho de 2005, quando a nave espacial Deep Impact lançou um projétil na superfície dele para estudar sua composição por meio do material desprendido na colisão.

A Stardust-NExT conta com sistemas capazes de capturar imagens da cratera criada pelo projétil, o que, segundo esperam os cientistas, deve fornecer uma grande quantidade de informações que lance luz sobre a formação dos cometas.

"A cada dia, chegamos mais perto e estamos mais animados para responder a algumas questões fundamentais sobre esses astros", disse Joe Veverka, principal pesquisador da nave na Universidade de Cornell, nos EUA.

"Voltar a ter uma visão do Tempel 1 fornecerá novos conhecimentos sobre como funcionam os cometas e como eles se formaram há 4,5 bilhões de anos", afirmou a Nasa na nota.

O encontro ocorrerá a 336 milhões de quilômetros da Terra, quando a sonda estiver quase do lado oposto do Sistema Solar. Durante o sobrevoo, a Stardust-NExT vai captar 72 imagens, que serão armazenadas em um computador de bordo e, em seguida, enviadas à Terra para processamento, que começará por volta das 8 horas (de Brasília) do dia 15 de fevereiro.
----
Matéria similar no Astronomia On Line - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário