quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Missão para fotografar cometa Hartley 2 será nesta quinta-feira

Ilustração do veículo espacial Deep Impact, que vai se aproximar do cometa Hartley 2 nesta quinta-feira


(Folha) Depois de cinco anos no espaço, o veículo Deep Impact está prestes a participar nesta quinta-feira de uma missão aguardada pelos cientistas da Nasa (agência espacial norte-americana).

Por volta das 9h50 (horário de Brasília), o Deep Impact vai fotografar o cometa Hartley 2 e enviar as imagens para a Terra.

Observações feitas anteriormente indicam que o núcleo do Hartley 2 é formado por gelo e pedra e possui um diâmetro de cerca de 1,5 quilômetro.

Cientistas observam atentamente cometas porque o interior desses objetos é composto por substâncias que podem fornecer informações sobre a formação do nosso Sistema Solar já que passaram por poucas mudanças.

Essa não é a primeira vez que o Deep Impact é usado para o estudo de cometas. A nave robô se lançou contra o Tempel 1 em julho de 2005 para literalmente "levantar poeira" e colher material para análises.

Desta vez, no encontro com o Hartley 2, não haverá impacto. A missão deve fornecer à Nasa dados que podem gerar uma das mais detalhadas análises sobre esse tipo de astro.
----
E mais:
----
Matéria similar no iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário