sábado, 23 de outubro de 2010

Aproveite o final de semana para ver o Hartley 2


(Física na Veia) O cometa 103 P Hartley 2 está em aproximação com o Sol por estes dias, período em que qualquer cometa deprende muitas partículas de poeira e gases e tem a sua cabeleira aumentada, ficando maior e mais brilhante, o que facilita a sua observação. Longe do Sol um cometa é apenas um caroço central gelado de poucos quilômetros e, portanto, complicadíssimo de ser visto, mesmo com instrumentos.

O Hartley 2 poderá ser observado nas madrugadas nestes próximos dias aqui no Brasil. Mas trata-se de um cometa pequeno. E estará baixo, próximo ao horizonte. É possível vê-lo a olho nu mas vai parecer uma estrela pequena, tênue, e esfumaçada. Um binóculo, mesmo dos mais simples, com certeza vai ajudar muito na observação pois capta mais luz que os olhos além de produzir uma razoável ampliação. Veja abaixo uma foto amadora, mais ou menos o que você poderá ver com um binóculo se olhar para a região correta.

Para ajudá-lo na tentativa de observação, aproveitando o final de semana que está chegando, fiz uma simulação para as duas próximas madrugadas (23 e 24 de outubro). A referência principal para a localização do cometa é a constelação de Órion onde ficam as Três Marias, fáceis de encontrar. Para abrir as imagens (simulações), clique nos links abaixo:

madrugada de 23/outubro (~5h)
madrugada de 24/outubro (~5h)

Note nas imagens simuladas que, encontrando as Três Marias, o cometa estará abaixo delas, praticamente numa mesma linha vertical imaginária até o horizonte. Mas isso nestes próximos dias. O cometa tem movimento próprio contra o fundo de estrelas.

Stellarium
Tenho feito as simulações do céu com o software Stellarium que pode ser baixado aqui. Ele é um planetário desktop gratuito, com um visual bem realístico, e muito eficiente. E tem o recurso de atualização de novos astros, como cometas que são descobertos e podem ser incorporados nas próximas simulações.

Para incluir o cometa Hartley 2 no Stellarium, depois de instalar o software, pelo gerenciador de arquivos, procure a pasta "data" onde encontra-se o arquivo "ssystem.ini". Dê duplo clique nele. Com é um arquivo de texto, vai abrir num editor (provavelmente o bloco de notas). Role a página até o final e copie nela o seguinte código:

[103P-Hartley] name = 103P-Hartley
parent = Sun
coord_func = comet_orbit
radius = 10
oblateness = 0.0
albedo = 1
lighting = true
halo = true
color = 1.0,1.0,1.0
tex_map = nomap.png
tex_halo = star16x16.png
orbit_Epoch = 2455470.5
orbit_SemiMajorAxis = 3.4726656
orbit_Eccentricity = 0.6951420
orbit_Inclination = 13.61768
orbit_AscendingNode = 219.76087
orbit_ArgOfPericenter = 181.19852
orbit_MeanAnomaly = 355.84874

Toda vez que um novo astro é descoberto, seus dados podem ser fornecidos no site do Stellarium nesta página na sessão Extra Files / Solar System Objects. É só ficar de olho nela que sempre tem novidade para incluir no software.

Agora você mesmo já pode fazer as simulações do cometa Hartley 2 no Stellarium em seu computador e em tempo real. Se tiver um notebook, pode sair com ele a céu aberto e comparar o céu real com o céu na tela simulado pelo Stellarium.

Qualquer dúvida, deixe comentário que terei o maior prazer em ajudá-lo.

Boas simulações/observações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário