quinta-feira, 23 de julho de 2009

Reporte de observação de cometas

Por Maciel Bassani Sparrenberger

C/2009F4_McNaught
Aparência "quase-estelar", a única diferença para as demais estrelas, além do movimento, foi o FWHM apenas ligeiramente maior. Magnitude (16.9) e posição corretos de acordo com os parametros do MPC. Reporte feito ao MPC.

C/2009K5_McNaught
Aparência estelar, FWHM idêntico ao das estrelas. Magnitude (17.3) e posição de acordo com os parametros do MPC. Reporte feito.

C/2009E1_Itagaki
Aparência de uma nuvem fantasmagórica de pouco mais de 1' de diâmetro, sem núcleo, se movendo rapidamente em um campo extremamente cheio de estrelas, na parte mais brilhante da Via Láctea. Nenhuma possibilidade de aferir precisamente a magnitude ou a posição, pois em todas as fotos apareciam pelo menos 10 estrelas "sobre" o cometa. A posição aproximada parece corresponder à calculada pelos parametros obtidos do MPC. Impossível reportar.

P/2008J2_Beeshore
Não detectado. Campo 15x11' aproximadamente centrado no cometa, com estrelas magnitude 19 aparentes. No entanto nem nenhum sinal do cometa, que deveria estar na magnitude 16.

C/2008P1_Garradd
Enfim um cometa com cara de cometa. Núcleo extremamente condensado, seguido por uma cauda encurvada, aproximadamente na direção oposta ao Sol, de 2' de comprimento. Irei processar a foto mais tarde, bem como fazer o reporte ao MPC. Magnitude parece ser um pouco mais forte do que o calculado.

C/2008Q3_Garradd
SENSACIONAL! Pelo catálogo do CdC, estaria em magnitude 14, mas na realidade brilhava em magnitude 8 aproximadamente, com uma cauda de mais de 10' (saiu do campo visual do CCD). O cometa também foi visto na ocular por mim e várias outras pessoas no encontro, porém ninguém se deteve em fazer a estimativa visual de magnitude. Em um telescópio 200mm e 50X de aumento, era visível no limite da visão direta, mesmo para "iniciantes". Processarei a foto e farei o reporte mais tarde. Visualização e acompanhamento fotográfico seriamente prejudicados por nuvens, que somente saíram da frente quando o cometa já estava a somente 15 graus do horizonte oeste, e já era a última noite do encontro em céu escuro. Lei de Murphy na área!

C/2008FK75_Lemmon- S
Aparência estelar, FWHM idêntico ao das estrelas. Magnitude (16.1) e posição de acordo com os parametros do MPC. Medidas grandemente facilitadas pela ausência de estrelas próximas ao cometa. Reporte feito.

P/2009L2_Yang- Gao
Visível uma pequena coma "esparramada" de uns 30", mais um núcleo com aparência estelar. Devido a presença de estrelas próximas, a estimativa de magnitude fica restrita ao núcleo e arredores, deixando de fora grande parte do coma, e mesmo assim somente ficou apenas 0.2 magnitudes maior que o previsto pelos parametros do MPC, ficando minha medida em 15.4. A posição também diverge 6" em RA e 18" em Dec do previsto a partir dos parametros do MPC. Reporte feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário